HISTÓRIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS E PRONTO SOCORRO DE FRATURAS DE CEILÂNDIA
Um jovem casal de médicos sonhadores que escolheram desbravar outras terras, saíram de João Pessoa-PB e vieram para o Distrito Federal na década de 90, onde foram acolhidos pela cidade. A eles foi dado à oportunidade de aprimorar os seus saberes e aprendizagem profissional que já traziam em sua bagagem, e consequentemente se tornaram reconhecidos pela comunidade e pelos profissionais da saúde, dentre tantos forasteiros. O sonho era promover saúde com qualidade.
O local escolhido foi a cidade de Ceilândia, hoje a mais populosa do DF, onde na época não havia acesso ao serviço privado de saúde. Até então, junto a outro casal de profissionais da saúde, começaram a colocar o sonho em prática, criaram o Pronto Socorro de Fraturas de Ceilândia, em 1996, em uma pequena casa, oferecendo para a comunidade um atendimento de saúde com qualidade, humanização e valores acessíveis à comunidade.
Com o passar dos anos, as necessidades da população foram aumentando, e a procura por qualidade nos atendimentos à saúde também, e o Pronto Socorro de Fraturas de Ceilândia crescia juntamente com esta população. Em 28 de Agosto de 2004, tornou-se um hospital. Foi inaugurado para toda comunidade, o HOSPITAL DAS CLÍNICAS E PRONTO SOCORRO DE FRATURAS DE CEILÂNDIA, com o lema: “Nosso desafio é fazer o melhor”.
Uma Ginecologista e um Ortopedista, visionários que se desafiaram, acreditaram e se dedicaram para a continuação deste grande projeto. Mas também exerceram funções conjuntamente com sua tia, pai e demais familiares, que desempenharam e desempenham suas atividades com dedicação e apoio na administração.
Os pacientes sempre foram recebidos com atendimento de qualidade, amor ao próximo e centrada na medicina focada na pessoa, que ainda se desenvolvia na cidade. Tudo isso era um sonho sendo realizado, construído, concretizado, de forma simplória, sensível e acolhedora: “Olho no olho, corpo a corpo, cuidado com o paciente. Além de palestras informativas, como as do Dr. Renato Pantoja, soavam aos ouvidos dos pacientes que aqui passavam!” pela fundadora.
As primeiras colaboradoras foram Ireny de Sousa Bonfim e Ninon Rose Estanislau, que foram treinadas com simplicidade, amorosidade, e eficiência, oferecendo grande contribuição para a expansão dessa Instituição. Estas não só contribuíram com seus trabalhos, mas também trouxeram suas famílias para compor a equipe do Hospital desde o início. Hoje, o HCC conta com estes profissionais, que cresceram com a empresa, e se tornaram essenciais para Instituição, como nossa diretora administrativa de saúde e enfermagem, Heliana Sousa, e nossa diretora de controladoria e orçamento, Renata Estanislau. Dessa forma, dando um caráter familiar a empresa, com responsabilidade e compromisso.
Em 2017, o HCC atingiu sua maior idade, 21 anos de existência, e cumprindo sua missão com esforço, dedicação e trabalho para a comunidade, com reconhecimento e aprovação dos trabalhos oferecidos por essa Instituição, não só pelos órgãos que regem a saúde no DF, mas também por sua equipe de profissionais e pelos pacientes que utilizam os serviços.